top of page

A escalabilidade de uma startup edtech da nova economia

Atualizado: 22 de ago. de 2023

As empresas podem manter sua energia empreendedora mesmo quando crescem.

Existe algo essencial nas startups - uma energia. Inspira entusiasmo e promove um senso de conexão profunda e propósito. Enquanto esse espírito vive, o engajamento é alto e as empresas mantêm sua vantagem.

A escalabilidade de uma startup edtech da nova economia
A escalabilidade de uma startup edtech da nova economia

Mas infelizmente, as empresas perdem esse espírito empreendedor à medida que crescem, adicionando novos sistemas e estruturas e trazem profissionais experientes - e, no processo, de alguma forma esmagam seu espírito energizante original.


Existe algo essencial nas startups que podemos chamar de ESSÊNCIA


Os fundadores da empresa sentem sua presença. Assim como os primeiros funcionários e clientes. Inspira as pessoas a contribuir com seu #talento, dinheiro e entusiasmo e promove um senso de sinergia profunda e propósito mútuo. Enquanto esse espírito persistir, o engajamento é alto e as startups permanecem ágeis e inovadoras, estimulando o crescimento. Mas quando desaparece, os empreendimentos podem vacilar e todos percebem a perda e algo especial que se foi.


Em alguns casos, os investidores passam por cima do núcleo emocional de uma empresa, pressionando o “profissionalismo” e a girar em resposta às demandas do mercado. E as empresas que tentam recuperar uma “mentalidade empreendedora” tendem a adotar uma abordagem superficial, abordando normas comportamentais, mas falhando em focar no que realmente importa que é a ESSÊNCIA do negócio e virando uma barreira no que realmente poderia ter sido que é a escalabilidade de uma startup edtech da nova economia.


Nos últimos anos, estudei e pesquisei sobre algumas empresas da nova economia, na tentativa de entender melhor esse problema e como ele pode ser superado e também afim de aplicar na prática em uma startup Edtech da nova economia, a Suprimentes Aceleradora de Resultados fundada pelo Leonardo Silva CEO e também Mentor e Conselheiro de várias startup e também mentor na ABS Startup em parceria com o Sebrae, Na Suprimentes o que nos mantém no núcleo da criatividade e capacidade de inovação é manter esse espírito empreendedor, que chamamos aqui de ESSÊNCIA, fazer por paixão e por propósitos. Entendemos que o combustível principal dessa essência é a humildade, transparência e energias boas.


Aprendi que, embora muitas empresas lutem para manter sua essência original, criatividade, capacidade de inovação, algumas conseguiram fazê-lo com bastante eficácia, mantendo assim fortes relacionamentos com as partes interessadas e garantindo que seus empreendimentos continuem a prosperar. Frequentemente, empreendedores, consultores e acadêmicos como eu enfatizam a necessidade de implementar estruturas e sistemas à medida que o negócio cresce, ignorando a importância de preservar seu espírito. Podemos e devemos nos concentrar em ambos como uma espécie de treinamento diário que traduz em cada colaborador ter o hábito e a boa intenção de um corrigir e ajudar o outro através do compartilhamento de tudo sem intenção de competição interna mas de crecimento mútuo e de conquista através da soma, uma hashtag muito usada entre nosso time é #ousomaousome talvez esse seja um código nosso que tenha funcionado muito bem. Ou seja, com esforço e determinação, os líderes podem nutrir e proteger o que é certo e verdadeiro em suas organizações, isso é possível para contribuir para a escalabilidade de uma startup edtech da nova economia.


Em Busca do Espírito Organizacional


Eu chego numa conclusão que investidores e founders parecem ter opiniões diferentes sobre se as start-ups têm ESSÊNCIA. Em minhas buscas, pesquisas, descobri que alguns executivos tendiam a descartar essa ideia de essência nos negócios. Suas energias estavam mais concentradas no gerenciamento profissional e disciplina de processo no estilo bem formalizado e técnico, talvez isso nem combina com brasileiros empreendedores mas essa é a realidade que encontramos se for buscar.


A maioria dos founders, acreditava que suas startups eram algo mais do que seus propósitos, modelos de negócios e talentos, mesmo que esses fundadores não pudessem articular isso com precisão. Por exemplo, em seu livro #Onward, Howard Schultz descreveu o espírito da #Starbucks desta forma: “Nossas lojas e parceiros [funcionários] estão no seu melhor quando colaboram para oferecer um oásis, uma sensação edificante de conforto, conexão, bem como um profundo respeito pelo café e pelas comunidades que conhecemos. servir."


Fica claro que esses fundadores, que conheciam melhor suas empresas, estavam no caminho certo. Nas tradições espirituais, a ESSÊNCIA humana é frequentemente descrita como “o verdadeiro eu” o diamante pessoal que cada ser vivo possui mas infelizmente esse diamante nem sempre está sendo ativo e bem aproveitado. Para teólogos, cristãos e filósofos ocidentais essa ESSÊNCIA é chamado de alma, para os judeus, é a neshamá, muitos acreditam nela e em sua persistência ao longo do tempo e para meu entendimento a ESSÊNCIA é a vida eterna, é o que a de mais importante em um ser, é o combustível, a continuidade, é a sua jóia de valor e isso não pode ser assassinado nem por inovação tecnológica, nem por transformação tecnológica, sistemas de inteligência para que nunca vem servir de barreira para a escalabilidade de uma startup edtech da nova economia, pois a começar de uma edtech de onde parte a fonte de conhecimento e inovação em sinergia com a transformação de gerações, da forma de comunicar e de se relacionar.


Dimensões da Essência da escalabilidade de uma startup edtech da nova economia


Quais aspectos de uma start-up os líderes realmente precisam preservar à medida que o negócio cresce?

Existem três pilares que combinam para criar uma escalabilidade inspiradora para o sucesso: desejo de empreender, conexão com o cliente e experiência do funcionário. Inclusive não chamo esses pilares de modelo ou norma cultural de modelo comportamental e funcional. Seus efeitos são mais profundos com uma certa intensidade de comprometimento e propósito, podemos chamar isso de fé? O que seria fé para você? Vou ficar feliz se colocar aqui nos comentários desse post, pois no meu entendimento fé seria eu precisar apertar um botão pela qual vai tocar na rede dos céus onde o criador de todo o universo com justiça do amor dispensaria toda a energia boa pela qual fizesse concretizar o seu desejo, a sua necessidade mas que para isso você precisaria desenhar na sua mente essa escalabilidade de até onde você quer chegar, o por quê e como você faria para chegar até esse propósito. Ou seja é necessário o desejo de querer, de conquistar e junto disso fazer uso de todas as habilidades emocionais, comportamentais que o leve até isso, sem mi mi mi, sem depressão, mas com muito entusiasmo, brilho nos olhos e sempre perto da perfeição em tudo o que faz. Aqui chamamos de evolução das habilidades a partir do fixed mindset até o growth mindset como ilustrado na imagem abaixo onde o treinamento é feito através de um conceito criado pela startup Suprimentes Edtech, é o conceito MIHM das múltiplas inteligências e habilidades multidisciplinares que o novo normal e a transformação tecnológica exige, digamos que esse é o treinamento para manter a chama viva dessa essência e mesmo que em passos largos porém estratégico conquistar a escalabilidade de uma startup edtech da nova economia.

Evolução das habilidades a partir do fixed mindset até o growth mindset da Suprimentes Edtech
Evolução das habilidades a partir do fixed mindset até o growth mindset da Suprimentes Edtech

Esses pilares que combinam para criar uma escalabilidade inspiradora para o sucesso, moldam o significado não somente do trabalho mas da vida pessoal também, tornando o trabalho relacional e estratégico em vez de apenas operacional. Os funcionários se conectam com uma ideia que vibra a criatividade. As pessoas formam laços emocionais com a empresa, e esses laços energizam todo o time.


O diferencial das empresas de sucesso é a criatividade e a autonomia demonstradas pelos colaboradores.

Alguns casos de empresas de sucesso com o uso da criatividade e a autonomia demonstradas pelos colaboradores:

  • Google: A Google é uma empresa conhecida por sua cultura criativa e inovadora. Os colaboradores são incentivados a pensar fora da caixa e a trazer novas ideias para a mesa. Isso levou ao desenvolvimento de produtos e serviços revolucionários, como o Google Search, o Google Maps e o YouTube.

  • Nike: A Nike é uma empresa de roupas e calçados esportivos que é conhecida por sua cultura de inovação. Os colaboradores são incentivados a pensar fora da caixa e a trazer novas ideias para a mesa. Isso levou ao desenvolvimento de produtos inovadores, como o Air Jordan e o Nike Air Max.

  • 3M: A 3M é uma empresa de produtos de consumo que é conhecida por sua cultura de inovação. Os colaboradores são incentivados a pensar fora da caixa e a trazer novas ideias para a mesa. Isso levou ao desenvolvimento de produtos inovadores, como o Post-It e o Scotch Tape.


Estes são apenas alguns exemplos de empresas que têm sido bem-sucedidas em cultivar uma cultura criativa e inovadora. Ao incentivar os colaboradores a serem criativos e autônomos, essas empresas foram capazes de desenvolver produtos e serviços revolucionários que têm mudado o mundo.


Sinergia com o cliente

O sucesso de empresas como Uber, Nubank e Airbnb representa muito bem as transformações geradas pela nova economia. Além do avanço da tecnologia, outro fator em comum entre esses negócios é o foco na experiência do cliente com a marca, uma das principais inovações trazidas por esta tendência do mercado.

Experiência do colaborador

Um exemplo disso que eu trago aqui como case é o que vivenciamos na prática a ESSÊNCIA de uma start-up, ligada à própria experiência de trabalho, com o time da startup de negócios da Cadeia de Suprimentos, que por seu modelo de negócio que surgiu da necessidade de não se conformar com a Educação tradicional do país #Brasil que se passaram decadas e nada mudou, o que diferenciava entre tantas opções de ensino no país, não era uma cultura “divertida” ou “maluca”, mas sim a criatividade e a autonomia incomuns que os colaboradores encontravam no trabalho, o que promovia maior engajamento e melhores resultados. A gestão e liderança de alta performance da Suprimentes deram ao time o que chamo de “liberdade com valores dentro de uma estrutura”, o modelo de escalabilidade de negócios da Suprimentes Aceleradora de Resultados com foco em dois pilares que é a Tecnologia através de um E-Procurement que é um Sistema Inteligente de Compras B2B, um outro produto do pilar da Tecnologia é o Clube de Compras que é um portal na qual você consegue ter um ambiente de um e-commerce ali com tudo integrado e você consegue colocar todos os teus produtos, todos os teus serviços de um determinado nicho para uma categoria nichada do setor, por exemplo com uma vertical da área da saúde, onde você coloca todos os produtos e serviços que a área da saúde necessita, um outro exemplo, a área de transporte, área de educação e até mesmo uma igreja. Imagina você ter a sua própria central de compras para isso. Muito usual para influencers, associações, sindicatos, entidades, instituições e um terceiro produto do pilar de Tecnologia que é o Leilão Eletrônico, na qual você utiliza para suas compras B2B em alta escala de alto custo de itens críticos. E no Pilar de Educação Corporativa onde você pode levar um portal de cursos com mais de 30 cursos, com temas diferentes, nas áreas comportamentais como por exemplo: saúde mental, neurociência e assim por diante, como também cursos técnicos em Excel, Gestão de fornecedores, Padronização de materiais e serviços, Strategic Sourcing e também na área de tecnologia voltado a sistemas inteligentes como também inovação, trazendo inovação nas empresas com temas voltado a chatbot, lógica de programação e a inteligência artificial dentre outros. Então você pode levar todos esses cursos e um programa de capacitação com mentoria guiada, com um produto chamado Bootcamp ou também a Suprimentes oferece a universidade corporativa que é o portal com todos esses conteúdos por um ano para a empresa e seus colaboradores.


Em que momento é possível perder a ESSÊNCIA da escalabilidade de uma startup edtech da nova economia?

Quando o espírito de start-up diminuir com o tempo como resultado das intervenções dos investidores ou das próprias ações dos líderes e principalmente quando faltava a humildade entre os colaboradores, a energia do entusiasmo, da paixão não pode faltar, é preciso um equilíbrio no time. E muita das vezes a necessidade urgente de sobrevivência e as pressões para ampliar o negócio os levaram a esse caminho perigoso.

Mudanças de foco por parte da liderança também pode ser um ator de risco e outro detalhe é como diz aquela frase "tudo em excesso faz mal" ou seja, os líderes podem ficar tão apaixonados por seus produtos e serviços e tão obcecados em gerar dinheiro que param de ouvir e fazer parceria com clientes e funcionários.

Muitas vezes, é preciso uma crise para que as pessoas percebam que a alma de uma empresa está desaparecendo ou se foi. Recentemente, o Facebook e o Uber pediram desculpas publicamente aos clientes por se perderem.


Proteger a essência é uma parte crítica e bem dedicada, que floresceram com a escalabilidade de uma startup edtech da nova economia, aquelas que graças aos esforços deliberados de seus fundadores para preservar a alquimia que as tornou grandes empresas desde o início. A longo prazo, uma essência forte atrairá e estimulará várias partes interessadas. Mesmo quando as empresas são sujeitas a processos, disciplina e profissionalização, elas devem se esforçar para manter a espiritualidade de intenção de negócios, conexão com o cliente e experiência do colaborador. É o segredo não apenas para a evolução, mas também para a prosperidade.


Vou deixar aqui gratuíto um conteúdo muito top das galáxias "A Startup Enxuta" de Eric Ries que fala do conceito de criar um ambiente de inovação contínua através de métodos ágeis de desenvolvimento de produtos e Eric passa uma definição muito boa de modelo de negócio escalável,e que surge em um contexto de extrema incerteza. Para que as decisões possam acontecer velozmente num ambiente desse tipo, é preciso que ela seja… Enxuta (Lean).


Se gostou, comenta, curta e compartilha com sua Rede de networking!



Daise Concetto head marketing da startup da cadeia de suprimentos, a  edtech da nova economia
Daise Concetto head marketing da startup da cadeia de suprimentos, a edtech da nova economia

Entre para nossa COMUNIDADE CORPORATIVA:


Sobre Compras B2B, Logística e Supply Chain TELEGRAM

Sobre Empreendedorismo TELEGRAM

_____________________________________________________


Conheça nossos processos educacionais:


Acompanhe nossas master class no LINKEDIN:

Acompanhe nossas master class no INSTAGRAM:

Acompanhe nossas master class no FACEBOOK:


RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NA LISTA VIP [GRATUITO]:

se inscreva!


____________________________________________________





2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Aug 19, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Foi muito importante ler esse conteúdo pois na gana do tal crescimento facilmente pode se perder. Obrigada Daise, obrigada Suprimentes Leo Silva e equipe

Like

Guest
Aug 19, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

AMET

Like
bottom of page