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O que é Supply Chain Management (SCM)?


O que é Supply Chain Management (SCM)? tema do blog da Suprimentes Edtech a startup da Cadeia de Suprimentos
O que é Supply Chain Management (SCM)? tema do blog da Suprimentes Edtech a startup da Cadeia de Suprimentos

O que é Supply Chain Management (SCM)? ou Gestão da Cadeia de Suprimentos?

É um conjunto de atividades e processos de gerenciamento de fluxos, bens, serviços, dados financeiros e operacionais entre agentes da cadeia produtiva e consumidores finais para obter vantagens competitivas e agregar valor.

Objetivo SCM

Principais objetivos da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM
Principais objetivos da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM

Garantir que os processos da cadeia de suprimentos aconteçam de forma eficiente, visando aumento de receitas, diminuição dos custos de produção e obtenção de melhores resultados e atendimento com qualidade e dentro do prazo solicitado pelo cliente final. Assim como, proporcionar resolução ágil de problemas devido maior controle de toda a cadeia de produção e maior facilidade na identificação de gargalos, implantação de ciclo de melhoria contínua, aumento na competitividade e aprimoramento logístico.

Funções SCM


Supply Chain Management functions - Funções da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM
Supply Chain Management functions - Funções da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM

Dentre as funções primordiais, despontam:

Integrar informações

A ferramenta de gerenciamento da cadeia de suprimentos permite e favorece a integração das áreas funcionais da organização, concentrando esforços e otimizando os recursos envolvidos. Ao aglutinar os dados que se referem a rotinas de envio e recebimento, relacionando-os aos demais processos necessários (do registro de pedidos à entrega final do item), aumenta-se a credibilidade da operação e elimina-se a incidência de retrabalhos.


Viabilizar o cumprimento efetivo de prazos

Os prazos são um ponto sensível às operações empresariais modernas. Uma vez acertada a data de entrega, é essencial que a empresa cumpra o acordo na entrega do item requisitado. Ao contar com a ferramenta de Supply Chain Management, a organização ganha em performance (otimizando recursos e simplificando operações) e fica mais apta a seguir os prazos previamente estabelecidos — conquistando e nutrindo a confiança de parceiros e clientes.


Controlar indicadores de performance

O mecanismo de gestão para supply chain possibilita que haja o acompanhamento de métricas importantes ao crescimento do negócio — os chamados KPIs (Key Performance Indicator) —, alicerçando o desenvolvimento da empresa. A partir dos recursos de análise, é possível monitorar, por exemplo, a qualidade dos itens produzidos, os custos demandados na operação e o lead time de escoamento da mercadoria no mercado. Caso os resultados não sejam satisfatórios, a visualização ampla assegura ajustes ágeis e efetivos.


Vantagens SCM

Promover a integração da cadeia de suprimentos

O Supply Chain Management é um processo cujo nome pode ser traduzido como a gestão da cadeia suprimentos. Essa metodologia consiste em criar um ambiente e as condições favoráveis para que a relação entre clientes fornecedores e transportadoras seja executada de forma interligada. Por meio dessa atividade, temos uma descrição completa das etapas que começam com a aquisição de insumos até o momento da entrega do pedido. Portanto, esse processo soluciona uma preocupação dos gestores no que diz respeito aos procedimentos de trabalho que são executados para otimizar o atendimento do cliente final.

Possibilitar a análise de indicadores de desempenho

Em uma logística integrada, é simples fazer levantamento de dados referentes à execução das atividades do dia a dia. Sob esse ponto de vista, existe um grande volume de informações disponíveis que podem ser utilizadas como base para elaborar relatórios gerenciais. As empresas que contam com ferramentas capazes de transformar esses registros em insights têm uma visão privilegiada que ajuda a melhorar a execução das atividades. Além disso, essa prática incentiva o envolvimento da equipe na identificação de problemas e gargalos na operação. Com isso, é possível criar soluções para os desvios encontrados com base na avaliação de desempenho e na experiência de quem está envolvido com o trabalho diariamente.

Favorecer o relacionamento com os clientes

Se você está em busca de uma estratégia comercial vencedora, então está na hora de considerar o Supply Chain Management. Nessa estratégia, fica claro que cuidar das atividades operacionais e deixar o relacionamento com mercado de lado não vale a pena. Por isso, a principal vantagem é a capacidade de identificar e atender às expectativas de quem procura a sua transportadora. Esse é um cuidado que ajuda a tornar os serviços cada vez mais qualificados e atrair novas oportunidades de negócios para a empresa.

Simplificar o planejamento logístico

O tempo é um recurso escasso para a maioria das organizações. Há pouco tempo para reagir a imprevistos e falta flexibilidade para solucionar eventuais problemas. Portanto, existe uma tendência de que a melhor forma de otimizar as atividades é por meio da execução de um planejamento cuidadoso.

Um dos principais diferenciais é o fato de que há informações disponíveis relacionadas:

às cargas enviadas; à organização do embarque; ao destinatário da entrega; à programação de coletas e entregas; à emissão de documentos fiscais.

Todos esses elementos são importantes e, quando considerados em conjunto, criam uma sequência lógica de ações que ajudam a atender os prazos de entrega e, como resultado, afetam positivamente a experiência do cliente.

Descomplicar o processo de troca de informações

Sem estabelecer um fluxo eficiente de comunicação, não é possível colher os benefícios do SCM. Aliás, quando falamos de informações, é importante destacar que há uma ampla gama de dados que devem ser compartilhados para garantir o andamento do processo de distribuição. Por isso, ao implementar essa metodologia, é possível estabelecer uma rotina automatizada de envio de documentos fiscais, por exemplo. Além disso, outra área que também é beneficiada é o registro e a notificação de incidentes que poderiam afetar o andamento das entregas e o atendimento ao cliente.

Otimizar as decisões de gerenciamento de estoque

Melhorar a gestão de estoque é um processo estratégico para empresas. Pois, essa é uma rotina que fornece informações que impactam desde o planejamento de vendas até a análise financeira. Assim, o SCM é um diferencial que possibilita equilibrar o estoque de acordo com a expectativa da demanda. Isso ajuda a empresa a não ter produtos encalhados ou enfrente então uma ruptura de estoque. De modo geral, essa é uma proposta positiva e com influência em todo o negócio.

Reduzir o ciclo de pedidos

Manter o ritmo de entrega e garantir o atendimento dos prazos é uma necessidade para as empresas de transporte. Por isso, o fluxo integrado ajuda a reduzir esse prazo e fornecer estimativas mais precisas para os clientes. Como resultado, há um grande fortalecimento da imagem da empresa perante o mercado e a valorização da experiência do cliente em todas as fases da operação.

Elementos básicos SCM

Produção - Supply Chain Management functions - Funções da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM
Produção - Supply Chain Management functions - Funções da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM

Produção: Na estratégia de decisão relacionada à produção o foco deve ser no que o cliente está procurando e na demanda requerida pelo mercado. Devemos ter em mente que a demanda e a satisfação do cliente são os principais elementos do processo, assim focamos em capacidade de produção e qualidade.

Fornecedor: No passo seguinte, a organização deve determinar onde e como serão produzidos os bens, determinando a fábrica ou as fábricas que são capazes de produzir de forma econômica e eficiente. Devemos ter em mente que terceirização pode ser uma saída quando a empresa não possui a expertise na fabricação de determinados componentes.



Estoque - Supply Chain Management functions - Funções da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM
Estoque - Supply Chain Management functions - Funções da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM

Estoque: A empresa deve conseguir um equilíbrio entre trabalhar com um grande estoque, que tem um alto custo para a organização, ou nenhum estoque, o que pode comprometer a capacidade de atender a demanda do mercado.

Localização: A decisão de onde implantar a fábrica depende da demanda de mercado e da satisfação dos clientes. As decisões estratégicas devem considerar onde a planta de produção, os centros de distribuição e os estoques estarão localizados.

Transporte: É importante ter em mente que aproximadamente 30% do custo de um produto é compreendido pelo transporte, então usar o modo de transporte correto é crucial.

Informação: A empresa deve utilizar as informações adquiridas internamente e de seus clientes finais para melhorar o seu processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Implantando SCM

Implantação - Supply Chain Management functions - Funções da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM
Implantação - Supply Chain Management functions - Funções da Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM

Defina os seus principais objetivos: sabendo quais resultados são esperados, é mais fácil entender quais são os processos-chave, que precisam de mais atenção.

Integre as equipes: isso vai facilitar o fluxo de informações, fundamental para um SCM eficiente.


Conte com bons fornecedores: assim você evita gastos desnecessários e atrasos no recebimento de insumos.


Defina e monitore métricas: assim como em qualquer atividade, acompanhar os resultados é fundamental para saber quais iniciativas trazem bons resultados e quais precisam ser revistas.

Invista em soluções tecnológicas: a tecnologia pode automatizar muitos processos, diminuir os erros e tornar todo o SCM mais eficiente.

Conclusão

O SCM é fundamental para que a empresa se destaque em meio aos concorrentes e consiga atender às expectativas do cliente, principalmente em relação à qualidade dos produtos e prazos de entrega.

Para fazer um SCM eficiente é preciso construir equipe multifuncional com foco claro e bem definido, investir na seleção e/ou capacitação destes profissionais e priorizar uso da tecnologia que além de automatizar processos, facilita o fluxo de informações, diminui as chances de erros e facilita o acesso a dados que podem servir como base para insights valiosos e tomadas de decisões estratégicas.



Colunista do Blog da Suprimentes e especialista em Supply Chain.
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1 comentario

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Invitado
16 ago 2023
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