top of page

O que não te contam sobre a área de Compras!

Atualizado: 1 de set. de 2022

Como meu primeiro artigo para o Supriblog, resolvi escrever sobre as coisas que não te contam sobre a área de compras, respondendo perguntas sobre o que é, onde vivem, o que comem, como vão parar na área de compras, bom...



“Compras me escolheu”

Onde vivem, o que comem, como vão parar na área de compras, bom... Brincadeiras à parte, quero salientar que os compradores não nascem compradores, normalmente se tornam compradores, já ouvi até que “Compras me escolheu”, isso é bem possível mesmo.


Eu mesma,

comecei no chão de fábrica, fui para a área comercial, passei por logística, transporte, administração de materiais até chegar na área de compras, onde me encontrei, e não sai mais de lá. Mas até onde a área de compras pode chegar? Isso saberemos em outros artigos.

Já conversei com colegas que vieram das mais diversas áreas, alguns disseram que caíram de paraquedas e não saíram mais, Secretárias, Engenheiros, Bacharéis em Direito, eu mesma a minha formação é Letras e Relações Internacionais, mas diferentemente de alguns, eu escolhi estar lá.


Compradores não nascem compradores, a gente não brinca quando criança dizendo: “Eu serei um comprador!”

Quando a gente é criança a gente quer ser médico, professora, secretária. E aí você acaba entrando no setor de compras? Você rala muito em uma faculdade de engenharia e vira comprador. Você estuda direito por 5 anos? Querendo ser um advogado ou promotor de justiça e vira um comprador. Você trabalha na área logística com transportes e viram comprador?

Dizem que o comprador nasce em você, seja por um direcionamento de carreira dentro de uma empresa, a necessidade, a busca por um emprego imediato, são diversos fatores que te levam até a área de compras, então pensando sobre o que escrever, decidi falar um pouco de como é ser um comprador, quais habilidades, características que são necessárias para a área, o que precisa fazer para quando estiver na área você se sobressaia, evolua, como pessoa e como profissional.

Nesse momento, me comprometi a te contar o que não dizem sobre a área de compras, mas esse não é um artigo onde detono a tarefa e sim falo sobre as maravilhas em ser comprador, o quanto essa área ainda não tão valorizada pode proporcionar a quem está chegando e de onde não irá querer sair mais.

Essa área é uma extensa faculdade (aliás deveria ter uma faculdade para isso), um curso de vida sobre paciência, resiliência, humanidade, estratégia, curiosidade, tática, economia local ou internacional, direito, planejamento, caráter, honestidade e aprendizado. E tudo isso em um só trabalho.

Resolvi escrever sobre o que não te contam pois até há pouco tempo, nossa atividade era uma atividade mecânica entre requisição, três cotações, emissão de pedido, conhecidos como “aquele que briga por preço”, o tirador de pedido, entretanto, muita coisa está mudando, ultimamente as coisas estão melhorando para o nosso lado.

A boa notícia é que quanto melhor você conheça sobre as “Regras do jogo”, seja por ferramentas como o Strategic Sourcing, ou por soft skills que esse trabalho ajuda a desenvolver, você não será mais um “Tirador de pedido”.

Estamos começando a participar de rodadas de negociação de nossas empresas, até porque quando se compra melhor, se vende melhor. E algumas empresas estão tomando a consciência que Procurement é front-office, as melhores tomadas de decisão acontecem quando você tem a informação como um todo, utilize números para demonstrar resultados esperados, usem de KPIs (Key Performance Indicator) para medir a eficiência de fornecedores e da sua própria área.

Outro fato legal sobre a área de compras (esse particularmente vivido por mim), é a possibilidade de desenvolver carreia internacional, hoje em dia as empresas estão consolidando melhor seus volumes, consolidando a gestão do departamento, para isso é necessário conhecimento em outro idioma, se você ainda não fala inglês ou espanhol, busque esse conhecimento, mas não torne isso um fardo, o aprendizado deve ser suave e quanto mais você acredita que pode você atingirá sua meta, comece com um aplicativo, com as séries que tanto gostamos nos Streamings para ir treinando seus ouvidos, acostumando seu cérebro com o idioma. Como eu disse anteriormente, a curiosidade é uma característica essencial para um comprador. Através do conhecimento de um idioma, você poderá abrir portas na sua carreira e ter ainda mais satisfação.

E dessa forma se você trabalha em uma empresa multinacional, ou tem a intenção de evoluir sua carreira no sentido global, a área de compras pode oferecer essa oportunidade.

E o que não te contam é exatamente isso, o prazer de trabalhar na área de compras, como pode ser maravilhoso e prazeroso, eu perguntei a uma pessoa da minha equipe, como é estar na área de compras, e ela me respondeu:

“Eu me encontrei, e vi na profissão desafios que me fazem ir além do que pensei que seria capaz, encontrei paixão na dinâmica de negociações e processos! Foi como encontrar um amor!”

Alguns dirão que é meio exagerado, mas aqueles que realmente gostam do que fazem dirão o mesmo. Aqueles que não só tenho algo a dizer, vocês estão na profissão errada.

Não acredite que possa fazer somente o que te pedem. Vá além, saiam de sua zona de conforto, busquem a informação, pergunte, estude, conheça o que está comprando, use sua habilidade de interagir com o cliente interno e com os fornecedores o que é muito útil na hora de negociar, seja questionador, busque especializações, tente usar o conteúdo que há na Rede, inclusive que você encontrará nesse Supriblog, seja mais do que pensa ser.

Essas pequenas ações no seu dia a dia mostrarão seu valor, te fará um profissional mais realizado, com certeza mais preparado para o que vem por aí, como a área de Procurement está crescendo e com esse crescimento, busca interessados preparados, dispostos a encarar esse desafio, esteja pronto.

Muitas dificuldades poderão aparecer no caminho, clientes difíceis, fornecedores complicados, empresas que ainda não mudaram a mentalidade, mas sempre haverá uma nova chance, seja onde está ou seja procurando um lugar que te complemente, não se torture e aproveite estar na área de compras. Have some fun!


AUTOR: Natani Feijão









Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page